sábado, 10 de abril de 2010

Compensa usar GNV ?

Muitas pessoas perguntam se ainda vale a pena usar GNV. A resposta é depende.

siena

Foto de um Siena tetra-fuel, atualmente é o único carro que sai de fábrica com kit GNV instalado.

Há alguns anos atrás lembro-me de ter aproveitado a época das “vacas gordas”, o preço do GNV era módicos 0,20/m³. Isso mesmo: com 10,00 você comprava 50m³ de GNV ! Era o sonho dos frotistas sendo realizado.

Ao longo dos tempos o preço foi subindo, subindo … Mesmo sem existir um único aumento de preço por parte das refinadoras, o preço do GNV chegou a 1,00, nessa época todos eram unânimes : O GNV vale muito a pena. Mas porque as pessoas pensam isso ? É simples :

“Imagine que você fará uma viagem de 800km em um Vectra 2.0 2005 na gasolina”

Vamos aos cálculos:

O Vectra faz , em média, 9km/l na estrada, logo precisaremos de quase 90 litros. Se a gasolina custar 2,60, o custo total será superior a R$ 230,00 !

“Imaginemos agora que este mesmo carro fará a mesma viagem, só que usando GNV”

O Vectra faz , em média, 15km/m³, sabendo disso precisaremos de quase 54m³. Logo , em meados de 2006, o custo da viagem seria de apenas 54,00 reais.

Ok, já concluímos que num passado não tão distante o GNV valia a pena, mas e hoje em dia ?

Aqui em Natal/RN, o GNV tá custando , em média, 1,79; Etanol custa 1,90; Gasolina quase 2,70 !

“Vale a pena eu comprar um carro e colocar um kit de GNV ?”

Vamos novamente aos cálculos :

Custo de um Kit GNV completo : R$ 3000,00 reais.

Se o seu carro faz 10km/l na gasolina (2,70) e no GNV (1,79) 14km/m³:

3500km = 350l de gasolina  - R$ 945,00
3500km = 250m³ de GNV     - R$ 447,50

Vamos a resposta : Depende ! Se você for uma pessoa que rode bastante (mais de 150km por dia) valerá a pena, mas caso você ande pouco não vale a pena, pois você demorará bastante para amortizar o investimento. Além do que ainda temos que inserir nas contas os gastos com as revisões do kit de GNV.

 

Abraços

29 comentários:

Boa dica!
Estou pensando em comprar um Tempra, mas ele não vem com o GNV. Não rodo muito diariamente, algo em torno dos 30km, mas pretendo viajar bastante com o carro.
Acredito compensar com o GNV.

Abraço.

Olá Santiago,

Quanto você viaja ? Geralmente suas viagens de mais de 200km ?



Abração !

Ainda tem algumas coisas pra se considerar usando o GNV.

- A manutenção do motor deve ser mais frequente, especialmente óleo, velas e cabos de vela.

- A potência cai significativamente, então eu não colocaria GNV em um carro 1.0..

- O investimento só compensa pra quem roda uns 30 Km por dia. Ok, quem roda menos também vai ter os benefícios do GNV, mas o retorno levará mais de 3 anos.

- Adeus porta-malas.. GNV combina bem com veículo utilitário, especialmente pickup, porque mesmo com o cilindro ainda cabe um colchão na caçamba =P

Concordo com você, meu carro é 1.0 e tem GNV. Resultado : não anda ;)
E sempre troco o óleo (sintético) a cada 7500km, velas a cada 20.000km.
Eusó não perco tanto espaço no porta-mala porque o cilindro é de 15m³ e o carro é sedan.

Eu estava pensando em reinstalar um kit que comprei por R$ 500,00 de um amigo no meu peugeot 405 ano 94. Gastaria mais R$ 500,00 para fazer a reinstalação, total R$ 1000,00 de gasto. Porém, como já tive carro com GNV, a dor de cabeça para deixar a marcha lenta e a força do motor em dia é grande, então estou decidindo deixar na gasolina mesmo. Vou rodar pouco, o risco da manutenção não compensa neste caso, ainda mais devido o carro ser mais velho e pior, importado. Se o excesso de gás estourar o coletor de admissão são R$ 700,00 perdidos para comprar outro coletor. Resumindo, deixa pra lá.....

Exatamente Sérgio, são muitas variáveis a se considerar. Atualmente eu tenho carro com GNV e vejo o quão trabalhoso é o ajuste fino no motor.

Olá, Por favor, alguem poderia dar a seguinte informação:

Um veraneio com motor 6cc chevrolet , penso fazer mais ou menos 4 km com um litro de gasolina. Quanto faria esse mesmo motor com combustível GNV? obrigado - Paulo

Paulo, varia muito, mas vendo o comportamento de carros com motores parecidos, eu chutaria ~12km/m³ na cidade e ~14km/m³ na estrada.

Olá!!
Gostaria de saber se compensaria colocar GNV num Palio ELX 2001, 1.6, 4 portas??
Acredito que não compense, pois utilizo para trabalhar, é próx de minha casa, e sair final de semana, mais quero ter certeza, obrigada!!
INGRID!

o nosso amigo esqueceu de colocar nos cálculos del os 70% de desconto que o governo dá aos veículos que utilizam o gás natural. o calculo é mais ou menos assim.
um veiculo de R$ 30.000 sem gnv pagará baseado na tabela de 3% do valor do carro R$ 900,00
já o mesmo carro com gnv teria um desconto de 70% nesse IPVA que seria de R% 630,00 por ano; eu sempre usei GNV e acho que vale a pena. Um grnde abraço a todos.

olá amigo!
tenho um idea elx 1.4 2007 rodo cerca de 30a 35 por dia só dentro da minha cidade e sempre que tenho assuntos vou a capital e rodo mais 100a 150 em um dia.atualmente estou gastando R$ 650 a 750 por mês de gasolina não estou aguentando, se ele faz 11 na estrada e 9 na cidade quanto seria com o gnv e se vale a pena? o custo aqui em Natal RN e de 3.000,000 obrigado

gnv hoje só compensa pra carro que bebe 9km/L ou menos sendo 1.3 ou maior, pra carro 1.0 basico não compensa, para 1.0 completo então suicídio, a menos que só rode em lugar plano e ciente que não tem carro pra correr 80tentinha/h e olhe lá.

pega uma uno vivace 0km bota gnv e vai viajar, pode colar no acostamento que não tem carro para ultrapassar nada além de bicicletas.

atualmente tenho um classic 1.6 com gnv, tive um astra, kadett gsi, palio 1.3, celta 1.0 (0km), todos com gnv.

hoje gnv custando 1,69 na média do RJ, quem tem carro flex não vale a pena, manutenção + apurrinhação anual de vistoria gnv, -espaço da mala por um lucro de algumas dezenas de reais não compensa

gostaria de saber se como vendedor vale apena colocar gnv em carro 1.0 levando em conta que passo praticamente o dia dirigindo

Boa Tarde!
Por favor sou taxista e vou pegar uma spin 1.8 sera que compensa colocar gnv?
Abraços

Olha se eu fosse vc nao colocaria gnv no seu carro pois como taxi ira gasta muito mais combustivel e manutençao e como seu carro e muito novo prvavelmente e flex devido o preço da gasolina o melhor combustivel pro seu carro e o alcool que potencializa a cavalaria e sai bem mais enconta do que a gasosa e o gnv ja que manutençao e insatalaçao sai muito caro e como seu carro e novo e tao nao se preocupe bote alcool que vc nao ira se arrenpeder.

Olha se puder troque para um carro flex.hoje em dia o gnv so vale a pene para carro com um bom porta malas seu carro mesmo com um tanque pequeno o porta malas perderia total capacidade de carga.

Caraca veio que pergutinha ein olha so primeiro teu carro e 1.0provavelmente sao menos de 80cv com o gnv isso cai para 50ou60cv segundo o carro nao vai responder bem com o ar ligado e por ultimo o porta malas e o que conta se for sedan ate vai se nao ira perder muito do porta malas.valeu.

Bom.. tenho um Palio Fire 2004 e recentemente instalei o kit gnv e não tenho do que reclamar

Tenho uma fiorino 2003 1.3 compensa colocar gnv , vou pagar 500 reais no kit , quanto custa a instalação do kit em curitiba ??

Boa noite gostaria de saber estou comprando um classic ele já possui o kit GNV quais seriam os benefícios se eu adquirir este veículo. obrigado aguardo respostas

Boa noite gostaria de saber estou comprando um classic ele já possui o kit GNV quais seriam os benefícios se eu adquirir este veículo. obrigado aguardo respostas

Bom dia
Estou comprando um celta antigo, e pretendo colocar GNV não sei a diferença entre o gnv5 e o mais antigo. E rodo 300km por semana. Compensa o GNV? E o custo de manutenção é grã de?

Grato

No aguardo
Oque é visto nessa vistoria anual?

Bom dia
Estou comprando um celta antigo, e pretendo colocar GNV não sei a diferença entre o gnv5 e o mais antigo. E rodo 300km por semana. Compensa o GNV? E o custo de manutenção é grã de?

Grato

Tenho um gol 1.0 gostaria de saber ser compensa colocar GNV para pagar menos ipva pois rodo pouco com o carro

Tenho um gol 1.0 gostaria de saber ser compensa colocar GNV para pagar menos ipva pois rodo pouco com o carro

Postar um comentário